sexta-feira, 24 de maio de 2013

Reforma urbana já


Infelizmente o momento é pertinente para lembrar que tem pessoas vendo suas casas soterradas por barreiras, umas flageladas com água dentro de casa e outras, outras cantarolando enquanto liga o chuveiro num sofisticado banheiro.

Isso merece ser pensado?!

Enquanto a pergunta é lançada, a Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano da PCR está preparando uma conferência com o título QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ.



A inscrição foi até 18h do dia 17 / 05 / 2013. O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa inscreveu seis delegados ( as ), Jacilda Nascimento, Luci Machado, Edmar Neto, José Semente, José Inácio e Augusto Semente .

A abertura da Conferência será hoje à noite com trabalhos amanhã e depois, 25 e 26 / 05 / 2013.

Certo dia uma pessoa, questionando o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, dizendo que os donos tinham direito porque eles compararam, foi replicada com a pergunta: e os primeiros " donos " compram a quém?! Então a pessoa disse, é eu nunca tinha pensado nisso.

Mas isso fica por conta da história do nosso país que além de registrar a bravura do povo brasileiro historiografa a exterminação dos índios e a devastação da nossa Mata Atlântica. É o sistema que prioriza o lucro por cima de tudo motivou um deslocamento na população que hoje se apresenta com mais de 80% vivendo na cidade lutando pela sobrevivência no subemprego ou empurrada para a marginalização.

E por que é assim? É muito complexo, não existe uma fórmula pronta para se alcançar uma vida digna para o povo e ninguém é dono da verdade. Problemas conhecemos de mais no dia-a-dia das cidades surgidos num emaranhados de regras sob a égide do sistema capitalista e podemos destacar a questão da propriedade.

Pessoas com título de posse de terras e edificações passando por cima do social. E, antes uma coisa, será que a sociedade poderia tomar conhecimento dos títulos de posse e como ocorreram suas transações quando o imóvel tiver impacto na paisagem da cidade?!

Nós do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa entendemos que, na luta contra injustiças sociais, uma conferência como essa que ao mesmo tempo que vai familiarizando as comunidades com o campo jurídico enriquece esse mesmo campo tornando-o mais ágil e acessível a população como um todo.

Como diz o ditado popular nada cai pronto do céu. A possibilidade de uma cidade melhor será realidade com muita organização e muita luta. Então com o advento do terceiro ciclo civilizacional será possíveis viver nas cidades com mais democracia.

_______________________________________________________

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica













 
Coordenadores (ras):
Luci Machado - 8637.1747
José Semente - 8595.8666
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente - 9258.7195

Nenhum comentário: